23 de setembro de 2013

O DÍZIMO NA BÍBLIA

O texto O dízimo na Bíblia, do prof. Tércio Machado Siqueira apresenta ao leitor as características principais do dízimo no Antigo Testamento (AT). Ele faz a leitura de quatro códigos jurídicos, relacionados à instituição da oferta do dízimo entre os hebreus (todos encontrados no Pentateuco).
Em primeiro lugar, o Código da Aliança tem a finalidade de buscar uma ordem comunitária para os israelitas do período tribal. Os anciões e legisladores enfatizavam a responsabilidade social e revolviam os problemas de ordem jurídica da comunidade (Ex 20,22-23-33).
Em segundo lugar, o Código Deuteronômico reformulou as leis de ações comunitárias e sociais, no período do reinado de Josias. Em terceiro e quarto lugar temos os Códigos da Santidade e Sacerdotal que ampliam o material legislativo de Israel e Judá referente ao dízimo e procuram introduzir uma preocupação estritamente religiosa (Dt 12-26).
Desse modo, o prof. Siqueira salienta que de princípio o dízimo possuía um caráter comunitário, era produtos de ofertas a serem consumidos nas festas do povo israelita. Com o passar do tempo foi orientado como tributo ao templo, ao rei e ao sacerdote. Mas, o grande problema foi o dízimo ser transformado em tributo ao rei e aos santuários, ao invés de ser visto como ações de graças para a comunidade.
As ofertas do dízimo na história de Israel e Judá têm seu declínio na Monarquia. Após a centralização do culto em Jerusalém o dízimo começa a ser tratado como “dinheiro”, e deixa de serem produtos do campo e animais (para os que moravam longe). Assim, as leis do dízimo passaram por reformulações para se adaptar ao momento histórico vivido pelos hebreus.

O Código Deuteronômico tinha um caráter familiar. Uma celebração praticada nas três festas anuais. Mas o Documento Sacerdotal mudou tudo isso para uma contribuição obrigatória ao Templo e sua manutenção. Logo, o dízimo deixou de ser uma preocupação social, para ser tornar apenas religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário