TEÓLOGO QUE ADMIRO
Um teólogo de fundamental importância para a pesquisa de Epistemologia é, Osvaldo Luiz Ribeiro exegeta do AT e doutor em Teologia pela PUC-RJ. Cujos artigos sobre Epistemologia estão disponíveis na internet, em sua pagina oficial. Cf.: ouviroevento. E, alguns áudios (mp3) das aulas de ‘Epistemologia’, ministradas no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, por Ribeiro, disponível no endereço eletrônico: esnips. E, também, encontra-se em seu blog bastante informação pertinente ao assunto em questão. Mas, já ressaltando, não em nível acadêmico. Cf.: peroratio.
Ribeiro corresponde a Teologia fenomenológica, de caráter heurístico. Porquanto, sua Teologia tem fortes influências do antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin. Ribeiro procura produzir Teologia como uma verdadeira ciência humana, sem nenhuma orientação confessional. Ou seja, Ribeiro se emancipou da teologia ontológica e metafórica. E partiu para o caminho do fenômeno, convertida irremediavelmente as Ciências Humanas, a saber, as ciências cognitivas.
Enfim, pra finalizar, tive uma conversa por email [1] com Ribeiro e perguntei: Qual a beneficia que as ciências duras e moles, nos proporcionam na construção de uma Teologia científica; pensando em Edgar Morin? Ele respondeu:
Morin se prestaria à teologia fenomenológica, porque ele afirma, por exemplo, em O Método 3, que os deuses são seres do pensamento, reais, mas que existem apenas na noosfera - mundo do pensamento. É possível trazer Morin para a Teologia, por essa via. A metafísica, ele chamaria de self deception. A metáfora penso que ele toleraria, se todos, inclusive as ovelhas, souberem que se trata de "jogo de palavras"- mas as ovelhas levam muito a sério a metafísica...
[1] Assunto: Epistemologia. Troca de correspondência eletrônica feita no dia 15/12/2010. E respondida por Osvaldo Luiz Ribeiro no dia 16/12/2010. Orientado pela rede social hotmail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário