26 de março de 2011

Moisés e o Rei Sargão

Moisés


Êxodo 2. 1-9 

E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
Rei Sargão

“Eu sou Charruquénu, rei forte, rei de Acad; minha mãe era sacerdotisa, meu pai, não conheço; minha cidade é Azupiranu, às margens do Eufrates. Minha mãe me concebeu e me gerou em segredo. Depois me colocando numa cesta de juncos, vedou-a com betume e me colocou no rio, que não me engoliu. A corrente me sustentou e me levou a Aqqi, o irrigador, que me adotou como filho e fez de mim um jardineiro. Como um jardineiro Ishtar me amou.” 




Em um documento da biblioteca Neo-Assíria de Assurbanipal há essa lenda contada acima, anterior e semelhante ao do patriarca Hebreu Moisés, nome que significa literalmente "Tirado das Águas".
Nascido há 2480 a.e.c. , (1000 anos antes de Moisés) em Azupiranu (uma cidade de nome ainda desconhecida em arqueologia) que fica na Mesopotâmia, Sargão se tornou um dos maiores soberanos da antiguidade .
Dessa mesma forma é retratado o nascimento de Moisés, que guiaria o povo Hebreu a Terra Prometida.
Cf. as informações neste site http://biblianua.vilabol.uol.com.br/index.htm.
Estudo orientado por  Nivaldo Afonso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário