I – Interpretação Crítica
A interpretação crítica da Sagrada Escritura é chamada também de interpretação científica ou exegese crítica ou exegese racional.
Esta exegese é uma verdadeira ciência histórico-literária que estuda ou um texto partícula, ou todo o livro, ou toda a obra literária do autor, tratando de expor toda a sua mentalidade na multiplicidade e complexidade da suas idéias, por intermédio de uma determinada sistematização.
O objetivo desta interpretação científica é descobrir o sentido primeiro que o texto quis e expressou, e a assim conhecer seu modo de pensar e o que pretendeu comunicar ao escrever o livro.
A luz sob a qual se desenvolve esta exegese crítica é a luz da razão humana, com todas as suas faculdades e operações: o entendimento, a memória, a imaginação, a sensibilidade; a indução, a dedução, o raciocínio.
Além disso, sendo esta exegese uma ciência histórico-literária, servir-se-á de todos os meios que se empregam para determinar o sentido de um texto, quais sejam: a crítica textual, a crítica literária e a crítica histórica.
Fonte: Alday, Salvador Carrillo. Bíblia: como se lê. 2ª Ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário