19 de março de 2011

FÉ E CÉREBRO

Hoje, fui até o centro de Pinda e sem querer encontrei esta revista que, a alguns dias atrás estava tentando comprar pela internet e não conseguia.

Revista - Mente e cérebro: Fé o lugar da divindade no cérebro.

Com artigos intrigantes que vaõ despertar o interesse daqueles que querem compreender o fenômeno religioso do ponto de vista da neurociência.

Eu aconselho a leitura!

Até porque quem faz Teologia e não entende de cérebro, ainda não entendeu nada. E, quando, digo isso, falo em sentido epistemológico. Pois, nada passa pela mente sem antes passar pelos sentidos, o processo de conhecimento depende do meio e do sujeito que computa o meio e computa a computação.

Bom, nas palavras de Osvaldo Luiz Ribeiro: "O conhecimento humano é cria direta do conhecimento celular, biológico, animal. O conhecimento é a capacidade de a vida, de o ser vivo, computar o meio, computar a si, sustentar-se, em vida, no ecossistema que recebe. Conhecimento é capacidade da vida instalar-se, sobreviver, evoluir. Isto significa que conhecimento e diálogo crítico entre o ser vivo e o meio, entre vida e o real. 

Então! Comprem! Valeu!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário