Começa hoje! O I Encontro interno de estudos sobre 'Eclesiastes' da Igreja Tabernáculo em Pindamonhangaba - MAR/ABR de 2011.
Seja bem vindo. Cf. o texto introdutório:
Leituras e Releituras do livro de Eclesiastes: a necessidade de tornar a vida significativa
Qual o sentido da vida? Tal pergunta nos faz refletir sobre a realidade da nossa existência.
Desse modo, buscamos encontrar o significado da vida, como se estivéssemos procurando algo escondido na própria vida. Enquanto a nossa verdadeira necessidade e ‘tornar a vida significativa’. Mas os “PORQUES?” da vida nos fazem querer pensar em: Porque estamos nesse mundo? Porque isso foi acontecer comigo? Entre outros.
Mas a ideia é, que o significado da vida. É a própria vida!
Desta maneira, devemos compreender que, enquanto existência, podemos tornar a vida significativa através de nossa liberdade[1] e decisão. Pois, segundo a filosofia existencialista “as pessoas são definidas exclusivamente por suas decisões e atos”.[2]
Portanto, a liberdade e a decisão são duas palavras transcendentes que, vem em confronto com o nosso modo de viver e questiona aquilo que realmente tem importância para tornar a vida estimável.
Nestas condições, o que tornaria a vida significativa? Pelo menos duas perspectivas tornariam a nossa existência singular. Em primeiro lugar, a experiência de conversão a qual fomos submetidos.
Assim, a nossa incapacidade de se achegar a Deus foi superada pelo Espírito Santo[3] que nos proporcionou a fé em Deus mediante a sua palavra. O teólogo suíço Karl Barth diria que:
Trata-se de inversão [ou melhor, de transformação] do sentido de nossa vida. É uma realidade nova, totalmente diferente. TOTALITER ALITER – novidade total.[4] (2CO 5. 17).[5]
Em segundo lugar, necessitamos de assumir a vida como: ‘valor absoluto’, isto é, viver intensamente o presente e amar. Como exemplo, o Eclesiastes (Coélet – Pregador) diria que:
7 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras.
8 Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.
10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
11 Voltei-me, e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a batalha, nem tampouco dos sábios o pão, nem tampouco dos prudentes as riquezas, nem tampouco dos entendidos o favor, mas que o tempo e a oportunidade ocorrem a todos.
12 Que também o homem não sabe o seu tempo; assim como os peixes que se pescam com a rede maligna, e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enlaçam também os filhos dos homens no mau tempo, quando cai de repente sobre eles. [Eclesiastes 9].[6]
Logo, estas duas perspectivas da vida, levadas em consideração, finalmente, nos fazem entender que Deus é o Deus da “VIDA”. Em Deuteronômio 30.20 diz: “Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar”.[7]
[1] Se o homem é livre, é consequentemente responsável por tudo aquilo que escolhe (decide) e faz. A liberdade só possui significado na ação, na capacidade do homem de impor a modificação do real. Lúcia de Arruda Aranha, Maria; Helena Pires Martins, Maria. Filosofando: introdução à filosofia. 1. Ed. São Paulo/SP: Editora Moderna. 1986. p. 328.
[2] Grenz J., Stanley et. al. Dicionário de Teologia. 3ª impressão. São Paulo/SP: Editora Vida, 2002. p. 55.
[3] E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: [...]. Jo 16.8. Bíblia de Estudo Plenitude.
[4] Barth, Karl. Carta aos Romanos. Segundo a 5ª edição alemã. São Paulo/SP: Fonte Editorial, 2009.
[5] Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo. Bíblia online na edição de Nova Tradução da Linguagem de Hoje.
[7] Bíblia Online.com.br.
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