14 de junho de 2011

Tomás de Aquino

Tomas de Aquino nasceu próximo a Roccasecca na Itália, em um castelo de uma família rica, no ano de 1224. Aquino foi impactado pela ordem Dominicana e a Filosofia Aristotélica. Entretanto, se tornou monge e estudou nas universidades de Paris e da Colônia.
No entanto, Aquino colaborou muito com sua teologia. Ele produziu obras como a Suma Teológica e Suma contra os Gentios. Desta forma a maior contribuição de seu pensamento teológico foi: a Teologia Natural – a qual Aquino seguiu os padrões de sua época e buscava conhecer Deus puramente através da razão, sem utilizar primariamente a fé. Assim Aquino propôs cinco vias para conhecer a Deus – examinando a ordem natural das coisas. Leiamos:

1 – Movimento Natural;
2 – Causalidade;
3 – Deus é o único ser Auto-Existente;
4 – Graduação de perfeições;
5 – Argumento Teleológico ou Designo.

Portanto, seus pensamentos estendem-se pelo campo da Doutrina de Deus, na qual considerava Deus como o Motor Imóvel que move todas as coisas, considerado-o como o bem supremo. Obtinha um conceito monergista acerca da Doutrina da Salvação, mostrando que a salvação é pura dádiva de Deus, e não pode ser alcançada pelo merecimento humano. Enfim, Aquino cooperou de modo significativo para a teologia, ainda que sua carreira teológica tenha sido sucinta de 1224 – 1274 no século XIII, quando morreu.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário