Filosofia Pré-socrática
por
David Rubens
Tratando da filosofia Pré-socrática, como você resumiria os pensamentos de Heráclito, Empédocles, Xenófanes, Parmênides e Pitágoras? Poderíamos traçar um paralelo entre seus pensamentos?
R: Os pré-socráticos são filósofos que viveram na Grécia Antiga. Assim são chamados pois são os que vieram antes de Sócrates. Muito pouco de suas obras está disponível, restando apenas fragmentos. O primeiro filósofo em que temos uma obra sistemática e com livros completos é Platão, depois Aristóteles. São chamados de filósofos da natureza, pois investigaram questões pertinentes a esta, como de que é feito o mundo.
· Heráclito
É o filósofo do devir, a lei do universo, tudo nasce se transforma e se dissolve, e todo o juízo seria falso, ultrapassado. Desprezava a plebe, não participou da política e desprezou a religião, os antigos poetas e os filósofos de seu tempo.
· Empédocles
Refutou as teses que atribuem a origem do universo a um único elemento. Identificou quatro substâncias básicas, que ele chamou de raízes: a água, a terra, o fogo e o ar. Tudo se consiste desses quatro elementos, e as transformações que advêm a eles seriam visíveis a olho nu.
· Xenófanes
Em seus fragmentos defendeu um deus único, supremo, que não tinha a forma de homem. Realçou isso afirmando que os homens atribuem aos deuses características semelhantes a eles mesmos, que mudam de acordo com o povo. Se os animais tivessem mãos para realizarem obras, colocariam nos deuses suas características.
Suas conclusões são contrárias às de Heráclito, seu contemporâneo. Para se chegar à verdade não podemos confiar nos dados empíricos, temos de recorrer à razão. Desta forma nada pode mudar, só existe o ser, imutável, eterno e único, em oposição ao não ser.
· Pitágoras
Pitágoras postulou como via de salvação em vez de deus, a matemática. Acreditava na divindade do número. O um é o ponto, o dois determina a linha, o três gera a superfície e o quatro produz o volume. Os números constituem a essência de todas as coisas segundo sua doutrina, e são a verdade eterna.
David Rubens de Souza
17-05-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário