A obrigatoriedade dos sacramentos
De acordo com tudo aquilo que a Igreja Cristã construiu acerca dos sacramentos ao longo da história (Concílio de Florença), existe sim, certa, obrigatoriedade dos sacramentos. A fim de estabelecer símbolos que representem o caráter da Igreja de Cristo.
Mas, haja vista, que no Novo Testamento a questão sacramental é um tanto que confusa. Isso porque tanto o Batismo quanto a Ceia, devem ser interpretados de acordo com a Tradição Cristã Primitiva a qual foi estabelecida. Ou seja, o que precisa ser feito é uma leitura sócio-histórica do texto bíblico.
Na intenção de compreender o que esses rituais representavam para as respectivas comunidades cristãs: as sinóticas, as joaninas, as paulinas e as petrinas. Porquanto todo esse processo de recepção dos sacramentos, tem lá, seu sentido particular para os cristãos que acreditavam em sua eficácia.
Assim, ao se fazer uma leitura superficial dos textos do Novo Testamento, sem ao menos consultar uma fonte grega, ou até mesmo, aplicar uma exegese-histórico-crítica, ainda sim, dá para notar algumas invariáveis, no que diz respeito ao Batismo e a Ceia.
Pelo que a própria Edição Pastoral da Bíblia pode oferecer o amplo significado da práxis batismal das comunidades cristãs primitivas (Mt 3.11; Mc 16.16; Lc 3.16; Jo 1.26; At 2.38; Rm 6.3; 1Co 1.17; Gl 3.27; Ef 4.5; Cl 2.12; Hb 6.2; 1Pe 3.21).
Igualmente a Ceia que de início era considerada uma festa de amor (ágape), com o passar do tempo se transformou em “Santa Ceia”. Um ritual, às vezes, desprovido de significa para os cristãos (comunhão). Coisa que já vinha acontecendo na Igreja de Corinto (1Co 11. 17-34). A comunidade que devia ser um só corpo, agora está dividida, por desprezar o pobre e não esperar pelos outros. A ideia de partilhar a vida de modo fraterno com o irmão se perdeu na Igreja de Corinto e ecoa nas Igrejas de Cristo da atualidade.
Portanto, o Batismo e a Ceia precisam ser revisitados e repensados. E a obrigatoriedade dos sacramentos precisa passar por uma reforma, não a luz das experiências de fé das primeiras Igrejas Cristãs. Mas, sim, como resposta de fé dos nossos contemporâneos a ordem sacramental da Igreja Cristã. Como Leonardo Boff define sacramento: "Toda vez que uma realidade do mundo, sem deixar o mundo, evoca uma outra realidade diferente dela, ela assume uma função sacramental”.
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