16 de agosto de 2011

Jesus um revolucionário (Gerd Theissen)

Jesus juntou-se com João Batista a confessar seus pecados. "Como todo mundo, ele também espera o julgamento iminente de Deus" (O Jesus Histórico, p. 569). Em seu próprio ministério, o Jesus histórico ensinou que o tempo antes do final tinha sido prorrogado, pela graça de Deus, mas que o mal já havia sido superado, como mostrado em seus exorcismos. Jesus escolheu doze discípulos para governar a Israel prestes a ser restaurado. A crença em um Deus que traria salvação para os pobres, fracos e doentes estavam no centro de sua mensagem. Theissen escreve, "sua visão de futuro a regra de Deus era a de uma grande refeição compartilhada em que judeus e gentios já não eram divididas por mandamentos sobre comida e limpeza" (op. cit., P. 571). Jesus era um itinerante com uma "ética radical de liberdade da família, posses, casa e segurança" (op. cit., P. 571). Jesus predisse que Deus iria substituir por um novo templo no lugar do velho, e ele deliberadamente atacou a legitimidade do templo na ação simbólica de limpeza do templo. A aristocracia judaica prendeu por suas críticas ao templo, mas o acusaram diante de Pilatos do crime político de tentar ser um pretendente real. Ele foi condenado a ser executado, e seus discípulos fugiram.
"Depois de sua morte, Jesus apareceu primeiro, quer para Pedro ou a Maria Madalena, então aos discípulos de várias juntas. Tornaram-se convencido de que ele estava vivo. A expectativa de que Deus iria finalmente intervir para trazer a salvação foi cumprida de forma diferente da maneira pela qual eles esperavam. Eles tiveram que reinterpretar Jesus destino inteiro e sua pessoa. Eles reconheceram que ele era o Messias, mas ele era um Messias sofredor, e que não tinham em conta. Lembravam-se de que Jesus tinha falado de si mesmo como o homem - especificamente quando ele foi confrontado com esperanças excessivamente elevados em si mesmo Ele havia dado o termo geral homem – a dignidade messiânica e esperava que ele fosse crescer para o papel deste homem e que cumpri-la no futuro próximo agora. Viram que ele era o homem a quem de acordo com uma profecia em Dan 7 Deus daria todo o poder no céu e na terra Para eles, Jesus tomou um lugar ao lado de Deus. A fé cristã tinha nascido como uma variante do judaísmo... Um judaísmo messiânico que só gradualmente separado de sua religião mãe no curso do primeiro século" (Op. cit., P. 572).

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