IGREJA: AGENCIADORA DO FUTURO
Moltmann deixa as interpretações existencialistas (Bultmann, Tillich, Barth, Brunner) para gestar uma teologia que englobe aspectos sociais, políticos e escatológicos ao cristianismo.
Partindo do conceito da promessa, que se dá no AT, Moltmann conclui que revelação de Deus se dá na história da promessa. Buscar uma revelação na subjetividade humana, na transcendência, nas provas ontológicas de Deus, na teologia natural e na revelação progressiva – esta por entender que Cristo é seu ponto decisivo – não corresponde à revelação bíblica que se vê no AT e NT.
Com os trabalhos de teólogos exegéticos tanto do AT como do NT, Moltmann procura uma revelação que se distancie da subjetividade e transcendentalidade baseadas na filosofia grega.
É na história que se dá a revelação de Deus, nos atos realizados e nas profecias cumpridas na história. O discurso não é metafísico, mas fatível.
É, ainda mais, com a ressurreição de Jesus Cristo que se inicia a promessa e a abertura para o futuro. A ressurreição é prolepse do que será o futuro, mas o futuro não se esgota com a ressurreição, mas antes, confirma antecipadamente a promessa da glória e do senhorio do futuro Reino de Deus.
Como se constrói este futuro? Como e com que se alimenta esta esperança? Moltmann recorre ao que ele chama de missão. É aí que se encontram suas concepções eclesiológicas.
Esta abertura para o futuro começa com o comissionamento apostólico da Igreja Primitiva e as aparições do Ressuscitado. Essas aparições só é compreensível se o próprio Jesus ressuscitado ainda tem um futuro, um futuro universal em favor dos povos da terra.
A igreja, portanto, é chamada para mediar à presença de Cristo, que por sua vez media o futuro de Deus. Cabe à igreja ser construtora da realidade futura, e não apenas intérpretes da história (como é visto nas concepções milenaristas). À igreja é dada a tarefa de trazer o futuro para o presente.
BIBLIOGRAFIA
DISCHINGER, Benno. Jürgen Moltmann: uma teologia amante da vida. Disponível em:<http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=13092&cod_canal=46>. Acesso em: 19 ago. 2011.
GONÇALVES, Alonso. A Eclesiologia de Jürgem Moltmann na Teologia da Esperança. Revista Theos – Revista de Reflexão Teológica da Faculdade Teológica Batista de Campinas. Campinas: 5ª Edição, V.4 - Nº2 – Dezembro de 2008. ISSN: 1908-021. Disponível em: <http://www.revistatheos.com.br/Artigos/Artigo_06_1_01.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2011.
MOLTMANN, Jürgen. Teologia da Esperança: Estudos sobre os fundamentos e as conseqüências de uma escatologia cristã. 3ª ed. rev. e atual. São Paulo/SP: Editora Teológica: Edições Loyola, 2005. 469 p.
SOUZA, Giovani Pereira de. Jürgen Moltmann: A teologia da esperança. Disponível em: <http://www.ejesus.com.br/teologia/jurgen-moltmann-a-teologia-da-esperanca/>. Acesso em: 19 ago. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário