Gerd Theissen tem escrito vários livros sobre Jesus de Nazaré. Mencionamos na década de setenta, uma série de ensaios sobre pós-graduação sociologia do cristianismo primitivo . Em seguida, na década de oitenta publicou um romance intercaladas com ensaios, intitulado À Sombra de Galileu . Recentemente, ele publicou seu trabalho mais extenso sobre o Jesus da história. Referimo-nos ao trabalho recente de Gerd Theissen e Merz Annette, O Jesus histórico . É um excelente trabalho acadêmico e relatório detalhado sobre o assunto. Theissen faz uma contribuição para o aperfeiçoamento de métodos para determinar quais palavras são verdadeiras de Jesus de Nazaré. Adicionar um critério adicional para discernir um evento histórico ou dito em relação a Jesus de Nazaré. Ele chama o seu método o critério de plausibilidade. Este critério é desenvolvido em função do critério de dissimilaridade. É afirmar que uma tradição é provável que seja o Jesus histórico se ele se encaixa dentro do judaísmo do tempo de Jesus. As palavras de Jesus devem ser viáveis em seu contexto histórico e social. Após isso, digite uma descrição Theissen contexto social dos ditos de Jesus de Nazaré. O problema é uma metodologia que usa primário funcionalismo, sociológico. Para Theissen função ideológica da cultura é facilitar a homeostase social. Os ditos de Jesus trabalharam para criar a homeostase social. Um exemplo disso está na sua discussão sobre as parábolas e o reino de Deus. Theissen aponta que "Em suma, o reino de Deus é revelado como a nova comunidade de Israel, o fruto da justiça e da bondade de Deus, que integra os grupos marginalizados e para a prática de comportamento interpessoal novo através imitatio dei (1999: 384). Outro exemplo deste tipo de leitura é encontrado na análise dos ditos sobre amai os vossos inimigos "ou uma característica da tradição jesuática reside na exigência de que a imitação de Deus com a generosidade e a não-violência é praticada por aqueles ... que se sentem impotentes, perseguido e humilhado "(1999: 437). Em suma, Theissen faz Jesus em uma espécie de reformador social que foi mal interpretado vítima deste mal-entendido por seus contemporâneos.
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