Rudolf Bultmann
“A fé é a renúncia por parte do homem à sua própria segurança e a disponibilidade de encontrá-la unicamente no mais invisível, em Deus”. Bultmann, Rudolf. Jesus Cristo e a Mitologia. 3ª Ed. São Paulo: Fonte Editorial, 2005. 80 p.
Diante desta afirmação de Bultmann só dá pra dizer uma coisa: particularmente, eu simpatizo muito com sua ideia, pois o homem contemporâneo não precisa mais de Deus para muitas coisas. Depois do avanço da tecnologia, da ciência, da economia, das epistemologias, dos paradigmas emergentes e etc., o homem recorre menos a Deus. Por isso a necessidade de nos despirmos da nossa segurança e acreditarmos inteiramente em Deus.
Além do mais, ao mesmo tempo em que vivemos todo esse pseudoprogresso, deviamos nos conscientizar que, quanto mais desenvolvimento, mais absolutização do ser humano seguro em seus avanços. De modo que o regresso nos faz voltar ao porto desejado. Onde um dia perdemos a segurança no intereguino da vida. Quando esquecemos que somente Deus é o nosso porto seguro.
Portanto, eu tiro o chapéu para Rudolf Bultmann!
Nenhum comentário:
Postar um comentário