19 de fevereiro de 2011

Rascunho de Sermão


Confira o video do Jornalista Alberto Villas. Este video me fez refletir sobre o tema: "Vida Imprevisível".Quando ele disse: "que as pessoas fazem compras de supermercado pela internet, e não saem mais na rua para ser surpreendidas por alguns imprevistos, como: 'tomar chuva'". Lembrei-me da mensagem que havia pregado no ano de 2009. Na qual salientei a necessidade de vivermos os imprevistos da vida, diante Daquele que está no controle de todas as coisas, e que não pede conselho para ninguém.
 
Confira:
 
VIDA IMPREVISÍVEL

Imprevisível: Não previsível; diz-se daquilo ou daquele que não se pode prever, ver, saber, examinar ou dizer (conhecer) com antecipação. Ou seja, uma situação na qual “tudo pode acontecer”.

INTRODUÇÃO

Os discípulos, com Jesus, em um barco, em meio à tempestade. Ilustram bem a vida que vivemos. Quando nós entramos no barco entramos crendo, o que aconteceria depois, não sabíamos, pensava-se apenas em chegar ao porto desejado (Sl 107:29, 30). Mas uma certeza nós tínhamos, que se acontecesse alguma coisa; “clamaríamos aquEle que dormia na popa do barco, em uma almofada”. Pois Ele repreende o vento e aquieta o mar. (Mc 4:35-41).

EM DEUS SUPERAMOS O IMPREVISÍVEL

·         Criamos um sistema lógico e previsível para controlar as situações da vida.
·         O problema não está em nos precavermos, isto é, prever a as coisas.
·         O problema é! Não estarmos preparados para o imprevisível. Nestas condições, só em Deus estamos preparados para o imprevisível.
·         Por quê? Nós somos imperfeitos. E Deus é perfeito. Assim sendo, “prever é atitude de um ser perfeito (Deus).”
·         De modo que, somos seres frágeis e caídos. Mas Deus é perfeito e soberano (Ef 1:11).

MUNDO CONTEMPORÂNEO – AVANÇO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO

·         As coisas tornam-se logisticamente (Organização e gestão de meios e materiais para uma atividade! atividadePara uma ação! açãoOu para um evento) controladas.
·         O homem conseguiu dividir bem o tempo. O tempo civil conta-se de 0 a 24 horas a partir da meia-noite, com mudança de data à meia-noite.
·         O homem aliena as pessoas a procedimentos, preceitos, normas e regras que, facilitam a nossa convivência social.

MAS SOMOS SERES HUMANOS

·         As horas não contribuem para a vida atarefada que temos.
·         Nós ficamos doentes (enfermos, acamados, internado etc.).
·         Nós perdemos entes queridos (morte).
·         Nós ainda não nos entendemos uns com os outros.

ENTÃO! O QUE FAZER?

O homem e a mulher podem escolher:
Sartre “O homem é uma paixão inútil”. Continuar se desesperando com a imprevisibilidade (qualidade de imprevisível) da vida, como se fossem um ser para o nada.
Ou...
Bíblia “imagem e semelhança (Gn 1:26)”. Podemos esperar o imprevisível da vida tranqüilo em Deus que, controla todas as coisas pelo seu poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário