23 de setembro de 2013

O DÍZIMO NA BÍBLIA

O texto O dízimo na Bíblia, do prof. Tércio Machado Siqueira apresenta ao leitor as características principais do dízimo no Antigo Testamento (AT). Ele faz a leitura de quatro códigos jurídicos, relacionados à instituição da oferta do dízimo entre os hebreus (todos encontrados no Pentateuco).
Em primeiro lugar, o Código da Aliança tem a finalidade de buscar uma ordem comunitária para os israelitas do período tribal. Os anciões e legisladores enfatizavam a responsabilidade social e revolviam os problemas de ordem jurídica da comunidade (Ex 20,22-23-33).
Em segundo lugar, o Código Deuteronômico reformulou as leis de ações comunitárias e sociais, no período do reinado de Josias. Em terceiro e quarto lugar temos os Códigos da Santidade e Sacerdotal que ampliam o material legislativo de Israel e Judá referente ao dízimo e procuram introduzir uma preocupação estritamente religiosa (Dt 12-26).
Desse modo, o prof. Siqueira salienta que de princípio o dízimo possuía um caráter comunitário, era produtos de ofertas a serem consumidos nas festas do povo israelita. Com o passar do tempo foi orientado como tributo ao templo, ao rei e ao sacerdote. Mas, o grande problema foi o dízimo ser transformado em tributo ao rei e aos santuários, ao invés de ser visto como ações de graças para a comunidade.
As ofertas do dízimo na história de Israel e Judá têm seu declínio na Monarquia. Após a centralização do culto em Jerusalém o dízimo começa a ser tratado como “dinheiro”, e deixa de serem produtos do campo e animais (para os que moravam longe). Assim, as leis do dízimo passaram por reformulações para se adaptar ao momento histórico vivido pelos hebreus.

O Código Deuteronômico tinha um caráter familiar. Uma celebração praticada nas três festas anuais. Mas o Documento Sacerdotal mudou tudo isso para uma contribuição obrigatória ao Templo e sua manutenção. Logo, o dízimo deixou de ser uma preocupação social, para ser tornar apenas religiosa.

31 de março de 2013

ESCOLA BÍBLICA DAS CRIANÇAS


Este é um projeto da Igreja Tabernáculo, com as crianças do bairro Castolira, em Pindamonhangaba. Sabe-se que as drogas, violência e criminalidade fazem parte do dia-a-dia de muitas comunidades carentes. Este fato, não é diferente neste respectivo bairro. É muito difícil resgatar um adulto, desta vã maneira de viver. Por isso, o trabalho com as crianças pode ajudar a resgatar uma quantidade considerável de crianças que, capenguem para este tipo de vida. Que o Senhor Deus nos ajude, na força de Cristo Jesus!     

3 de fevereiro de 2013

ESPIRITUALIDADE E TOTALIDADE DA VIDA



A partir da experiência religiosa, a espiritualidade toca em todas as dimensões da da vida humana, mostrando como a fé organiza a vida. Espiritualidade é algo dinâmico, que organiza o conteúdo da fé diante dos contextos históricos em que os seres humanos se encontram e dos problemas que enfrentam na vida. PIRES, Frederico Pieper. O que é espiritualidade? Rio de Janeiro: MK Ed., 2005. p. 29. 




[...] espiritualidade diz respeito à forma como encaramos a vida a partir da experiência religiosa (op. cit., p. 30).


  
  
Espiritualidade se refere a como vivemos e interpretamos o mundo a partir da fé (op. cit., p. 30).

16 de outubro de 2012

Luiz Felipe Pondé - A Tirania da Felicidade e o Mundo do Trabalho


Eu assisti e gostei! Portanto, compartilho daquilo que Pondé afirmou e, que também, acho valido para pensarmos. "É difícil ter auto-estima, quando o ser humano é mortal, finito, adoece, perde quem ama, não sabe direito das coisas... a experiencia da auto-estima é uma experiencia difícil". Por isso, concordo, quando a Bíblia afirma que "Bem-aventurados os... (Mateus 5)". Acredito que para gozarmos da vida é preciso ter sofrimentos. Pois, o homem sem dores não é o homem que eu conheço, só se ele for artificial.    

26 de setembro de 2012

Karl Barth: revelação




The God who spoke his decisive word in Jesus Christ, this is not a dead God, like the fools are saying today. Instead, this is the lively God who also speaks today. And, if we had ears to listen, we could   hear him constantly. Because the world we live in was created by him. 

O Deus que falou a sua palavra decisiva em Jesus Cristo, este não é um Deus morto, como os tolos estão dizendo hoje. Em vez disso, este é o Deus vivo que também fala hoje. E, se tivéssemos ouvidos para ouvir, poderíamos ouvi-lo constantemente. Porque o mundo em que vivemos foi criada por ele.

26 de agosto de 2012

O que é ser evangélico hoje?

Não queremos entender o termo "evangélico" de forma confessionalista, já que ele aponta em primeiro lugar e de modo decisivo para a Bíblia, a qual, de alguma maneira, é respeitada em todas as confissões (BARTH, Karl. Introdução a teologia evangélica. 9ª ed. rev. São Leopoldo: Sinodal, 2007. p. 10).

Parafraseando o Dr. Júlio Zabatiero ser evangélico hoje é muito difícil. Temos várias opções confessionais, mas, nem todas, se enquadram no perfil do Evangelho constituto pelas comunidades cristãs primitivas, a respeito de Jesus. De certo modo, o objetivo também não é forjar, um Jesus a nossa imagem e semelhança (como aconteceu no inicio e nas variadas confissões religiosas da atualidade). O objetivo, é no mínimo, tentar se aproximar, ainda que palidamente da figura do Jesus histórico, e assumir os valores do Reino de Deus encarnados por Ele. Ser evangélico hoje é embaraçoso, pois a igreja assumiu características próprias da politica neoliberal do Brasil (coisa que eu acho que acontece com a humanidade, desde o principio, por isso o motivo da igreja permanecer viva por longos, e longos, anos). Sem essa de que Jesus ainda fala até depois de morto (a quem diga que ele ressuscitou e ascendeu aos céus e esta a destra de Deus). Ele só fala para os ingênuos na fé (ou seja, aos essencialmente religiosos, esses coitados). Não que eu desvalorize a importância da igreja, mais é que, do jeito que tá, nem o próprio Deus, da jeito. Logo, ser evangélico hoje demanda uma atitude interior, que faz do cosmos, um lugar, onde haja convivência tolerante entre os seres vivos. 

                     

29 de julho de 2012

EDUCAÇÃO CRISTÃ: algumas reflexões


AULA 1 – 29/04/2012
Professor: Fernando

1 A educação no período Bíblico
1.1 EDUCAÇÃO HEBRAICA: antes, durante e depois do Egito até os profetas pré-babilônicos 

A educação hebraica valorizava os atos de Deus na história.  Os hebreus formaram-se de pastores que cuidavam de rebanhos nas planícies de Israel e nas regiões circunvizinhas. Conforme afirma Lopes (2010, p.40), “a educação estava focada na família, pois, num primeiro momento, não havia escolas, e as crianças recebiam dos pais a instrução moral e religiosa”. O menino aprendia a profissão com pai e a menina aprendia os afazeres domésticos com a mãe. O pai era o centro da família e ensinava aos filhos as leis do Senhor e seu conteúdo moral.
“Após a libertação de Israel, do Egito, além da educação familiar, os ensinamentos passaram a ser ministrados pelos sacerdotes; a educação passou a ter dois centros basilares: a família e o sacerdote” (LOPES, 2010, p. 40).
Eles se organizavam em tribos, que haviam sido formadas por seminômades. Grupos étnicos governados por um patriarca que determinava a crença, para poder alcançar as dádivas de Deus. Os hebreus eram pastores e agricultores que viviam próximos aos rios[1] (sociedade hidráulica – neolítica[2]) e possuíam a “técnica de fazer cisternas” (SCHWANTES, 2008, p. 13). E que para sobreviver faziam intercambio de mercadorias. Este tipo de vida era passada de pai para filho e de mãe para filha.  
O Egito se moldou a luz das estruturas sociais dos asiáticos, que eram sociedades agrícolas ligadas ao problema da irrigação. Do mesmo modo, os hebreus quando se constituíram em Canaã. Nestas sociedades as divindades se apresentam por uma série de teofanias.[3] E a tradição sagrada era orientada pelo sacerdote que foi responsável por autorizar e interpretar a religião (sacralização dos saberes).
Segundo Cambi (1999, p. 61),

A educação também muda profundamente: 1. Ela é, ainda, transmissão da tradição e aprendizagem por imitação, mas tende a tornar-se cada vez mais independente deste modelo e a redefinir-se como processo de aprendizagem e transformação ao mesmo tempo; 2. Liga-se cada vez mais a linguagem – primeiro oral, depois escrita –, tornando-se cada vez mais transmissão de saberes discursivos (ou discurso-saberes) e não somente de práticas, de processos que são apenas, ou, sobretudo, operativos; 3. Reclama uma institucionalização desta aprendizagem num local destinado a transmitir a tradição na sua articulação de saberes diversos: escola. Instituição esta que se torna cada vez mais central até que das sociedades arcaicas se passa aos estados territoriais e a uma rica e articulada divisão dos saberes que reflete a do trabalho, o qual e cada vez mais especializado e tecnicizado. Será uma escola dúplice (de cultura e de trabalho: liberal e profissional) que acentuará o profundo dualismo próprio das sociedades hidráulicas ou agrícolas, ligada ao enrijecimento dos papéis sociais em classes sociais separadas, com alguns aspectos quase de castas.          
           
A sociedade hebraica foi estabelecida no corredor do mundo antigo (atual Palestina). E sofreu com reis que não se preocupavam com o povo. Além do mais, passaram por longos períodos de seca. Eles estavam submetidos à destruição e a barbárie. Eram camponeses e guerreiros orientados pelos governantes déspotas. Os hebreus foram ligados a seminômades, patriarcas e pastores, em seu início ou gênese. O povo costumava-se se renovar através de uma visão religiosa revolucionária, monoteísta e espiritual. Toda sua educação se organizava em torno dos textos sagrados. “Solicitada a reconquistar constantemente a mensagem mais genuína através da obra de estímulo e de denuncia dos profetas” (CAMBI, 1999, p. 64). O profetismo é o traço pedagógico mais original da experiência político-cultural de Israel.


Referencias
LOPES, Edson Pereira. Fundamentos da teologia da educação cristã. São Paulo: Mundo Cristão, 2010.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação da Editora da UNESP (FEU), 1999.
SCHWANTES, Milton. Breve história de Israel. São Leopoldo: Oikos, 2008.




[1] A água assume a função primordial na vida do ser humano: irrigar para plantar.
[2] Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida foi à fase da pré-história que ocorreu entre 12 mil e 4 mil a.C. O início deste período é marcado com o fim das glaciações (época em que quase todo planeta ficou coberto de gelo) e termina com o desenvolvimento da escrita na Suméria (região da Mesopotâmia). Disponível em: < http://www.suapesquisa.com/pesquisa/neolitico.htm>. Acesso em: 28 abr. 2012.
[3]Teofania é um conceito de cunho teológico que significa a manifestação de Deus em algum lugar, coisa ou pessoa. Tem sua etimologia enraizada na língua grega: "theopháneia" ou "theophanía". Ver Êxodo 3. Origem Wikipédia.